Março será o auge do período chuvoso na região, aponta meteorologista da UEMA.

Referência no estudo da meteorologia no Maranhão, o Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou de uma reportagem da TV Cidade, afiliada a Record, para falar sobre o período chuvoso na região. Isso porque um novo alerta de chuvas intensas foi emitido para o estado, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“A previsão para os próximos dias é de que sejam mais chuvosos. Essa nebulosidade e baixa nas temperaturas são características do período chuvoso. Fevereiro acaba sendo um período de transição e março costuma ser o auge do período chuvoso. Abril também costuma ser chuvoso e só a partir de maio nós devemos perceber a redução dessas chuvas”, contou o meteorologista Hallan Cerqueira.

Veja a reportagem completa abaixo:

Sobre o Nugeo

Desde 2002, a principal fonte de informações sobre meteorologia, geoprocessamento e recursos hídricos do estado fica localizado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Trata-se do Núcleo Geoambiental (Nugeo), atualmente vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Antes disso, em 1996, o Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (NEMRH) havia sido criado por meio de uma parceria do Governo Federal e Estadual para integrar o Programa Nacional de Monitoramento de Tempo, Clima e Recursos Hídricos, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

O trabalho desenvolvido no Nugeo é referência dentro e fora do Maranhão, e repercute regularmente em veículos de imprensa com dados e entrevistas concedidas pelos pesquisadores da Uema.

Entre as atividades desenvolvidas regularmente pelo núcleo, estão a previsão diária do tempo para o Maranhão inteiro e também por microrregiões. Os pesquisadores do núcleo criam mapas de previsão, gráficos climáticos, fazem zoneamentos climáticos e agroclimáticos, além de balanço hidrológico para o setor produtivo.

Ao fornecer antecipação de eventos meteorológicos e diagnósticos geoambientais, o Nugeo colabora para que não só a população planejem suas atividades diárias, agricultores ajustem suas práticas, como auxilia nas medidas de segurança tomadas pelas autoridades.

Por isso, o Nugeo elabora informativos climáticos mensais, monitora constantemente os fenômenos El-Niño e La-Niña, analisa imagens de satélite de 15 em 15 minutos, possui plataformas de coletas de dados, banco de dados climáticos, além de prestar consultoria e laudos meteorológicos.

O impacto dos estudos sobre esse assunto são tão grandes para o Maranhão, que, em 2023, a Uema anunciou o primeiro curso superior de Meteorologia Bacharelado, em São Luís.

Por  em 20 de fevereiro de 2024