Formulador de dietas para a produção de Caprinos e Ovinos é publicado na UEMA.

Depois do primeiro Formulador de Ração para Suínos e Aves, criado no início do ano, para atender as exigências nutricionais com alimentos usados por granjas comerciais ou na agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, expediu esta semana, o Certificado de Registro de Programa de Computador do segundo Formulador, dessa vez, de Dietas para a Produção de Caprinos e Ovinos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O novo formulário, que também é de autoria do professor Ricardo Telles, na verdade, é uma tabela construída em Excel, que objetiva formular dietas para Caprinos e Ovinos, considerando as diversas categorias de animais conforme a sua espécie, oferecendo a medida correta para alimentos volumosos e concentrados dentro dos parâmetros de exigências nutricionais próprios e manejos alimentares.

O formulador deve ser utilizado nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, por professores e alunos da Uema, pela indústria, criadores e profissionais interessados.

O professor Ricardo explica que a ferramenta atende 41 categorias de caprinos e 25 de ovinos, levando em consideração as subcategorias constantes na tabela. “É uma inovação tecnológica que representa um esforço do trabalho docente da produção acadêmica, que será útil à sociedade no sentido de oferecer ao criador melhor desempenho na manutenção dos rebanhos, a partir das dietas formuladas com maior acurácia”, Arremata Telles.

O professor José Ricardo Soares Telles de Souza, é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão, mestre em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Estadual do Maranhão, onde leciona as disciplinas Nutrição Animal, Nutrição de Ruminantes e Caprino-Ovinocultura para os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia. Trabalha em pesquisa e extensão nas linhas de avaliação de alimentos e dietas para animais domésticos. É também chefe do Laboratório de Formulação e Fabricação de Ração Animal (LAFFRA) da UEMA.

Por Alcindo Barros