Professor da UEMA publica artigo em revista de visibilidade internacional sobre o monitoramento da pesca

O professor Jadson Pinheiro Santos, do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Maranhão, publicou artigo na Revista Biota Neotropica. A mesma tem visibilidade internacional e publica resultados de pesquisas que abordem caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade na região Neotropical.

O artigo intitulado “Monitoramento da pesca no Brasil: como cumprir a agenda 2030 sem estatísticas da pesca?”, faz destaque para a necessidade de monitoramento de todas atividades produtivas que atuam envolvendo a exploração de recursos naturais, como a pesca, necessitando de ações urgentes para uma melhor organização do setor com base nas informações geradas em programas de monitoramento que permitam uma avaliação contínua.

No material é apresentada e discutida a falta de um sistema de monitoramento contínuo da pesca no Brasil e seus efeitos na sustentabilidade da pesca no país, dado o contexto da necessidade de gerar informações sobre os estoques pesqueiros em exploração, bem como identificar potenciais alternativas de pesca e realizar diversas análises setoriais em conformidade com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

“Com o aumento da pressão pesqueira no Brasil, o entendimento da importância dos programas de monitoramento da pesca e como eles podem informar e auxiliar na tomada de decisões de conservação permanece limitado. Com base na literatura sobre pesca e conservação participativa, chamamos a atenção para a necessidade de gerar informações sobre o setor pesqueiro nacional para melhorar a pesca no país”, disse o professor Jadson.

O trabalho faz parte da Tese de Doutorado do professor.

Confira a publicação AQUI.

Por: Paula Lima