Participação da Profa. Eleuza Gomes Tenório no treinamento virtual para atuação do Serviço Veterinário Oficial no Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb.

WhatsApp Image 2021-11-23 at 15.07.53

O “Treinamento virtual para atuação do Serviço Veterinário Oficial no Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb” é uma capacitação voltada para ações do Serviço Veterinário Oficial frente as ocorrências de doenças de abelhas. Uma vez que a saúde animal é determinante para o sucesso da criação e produtividade, esse é um tema de grande importância tanto para a apicultura quanto para meliponicultura, atividades fortemente relacionadas ao desenvolvimento econômico e social sustentáveis.

O objetivo geral foi despertar a atenção dos técnicos do serviço veterinário oficial para a importância da cadeia produtiva das abelhas por meio do conhecimento de sua biologia, características zootécnicas, pragas e enfermidades e promover a capacitação desses profissionais para realizar ações relacionadas ao cadastro, controle de trânsito, prevenção, controle e erradicação de doenças de abelhas de interesse em defesa sanitária animal no âmbito do Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb.

O curso teve como público-alvo, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e servidores públicos dos Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária dos Estados (médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que trabalhem direta ou indiretamente com o Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb).

Em atendimento a um pedido especial do Dr. Roberto Carlos Negreiros de Arruda, Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Chefe do SISA/DDA/SFA-MA, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Maranhão, excepcionalmente uma vaga foi disponibilizada para a participação da Dra. Eleuza Gomes Tenório, professora das disciplinas Apicultura e Meliponicultura, do Departamento de Zootecnia (CCA/UEMA).

O treinamento ocorreu em duas etapas:
1)De 23 de setembro a 25 de outubro de 2021 – Etapa Teórica na modalidade EaD, que esteve disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA da Escola Nacional de Gestão Agropecuária – Enagro Virtual.

Contou com nove módulos:
Módulo I – Conhecendo a cadeia produtiva das abelhas
Módulo II – Conhecendo o Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb
Módulo III – Atuando no Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb
Módulo IV – A criação e as características das abelhas – Parte 1
Módulo V – A criação e características das abelhas – Parte 2
Módulo VI – Saúde das abelhas: pragas e doenças
Módulo VII – Saúde das abelhas: controle oficial
Módulo VIII – Saúde das abelhas: aspectos especiais e manejo sanitário
Módulo IX – Boas práticas e ações de vigilância no âmbito do PNSAb

A cada módulo do curso, os alunos eram avaliados, sendo necessário a obtenção de nota igual ou superior a 80,00 pontos.

Corpo docente dos módulos, contou com os doutores: Annelise Rosa-Fontana, Aroni Sattler, Décio Luiz Gazzoni, Eliana Déa Lara Costa, Heber Luiz Pereira, Luciana Guirelli Ábrego; Pedro da Rosa Santos, Rejane Stubs Parpinelli e Vagner de Alencar Arnaut de Toledo.

2)Dia 19 de novembro de 2021 – Treinamento prático com a inspeção de colônias e coleta de amostras para diagnóstico de enfermidades das abelhas no âmbito do Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb.

Essa etapa prática foi realizada no Apiário e no Meliponário da Fazenda Escola de São Luís (FESL -UEMA).

O instrutor da aula prática foi o Dr. Pedro da Rosa Santos, Zootecnista da empresa HP Agroconsultoria, de Maringá, PR.

Participaram do treinamento:
-Dra. Luciana Guirelli Ábrego, Auditora Fiscal Federal Agropecuária/MAPA, Brasília e Coordenadora Nacional do Programa Nacional de Sanidade das Abelhas (PNSAb).
-Dr. Bruno Raphael Ribeiro Guimarães, Auditor Fiscal Federal Agropecuária/MAPA, São Luís e Coordenador do Programa Nacional de Sanidade das Abelhas (PNSAb) no Maranhão.

Funcionários da AGED – MA, que participaram do treinamento:
-Carlos Eduardo Camero Aguiar, AGED, Viana.
-Cleide Cunha Machado, AGED, Zé Doca.
-Clenilson Santos Almeida Junior, AGED, São Luís.
-José Hyrton D. Carneiro, AGED, Itapecuru.
-Layza M. A. Freitas, AGED, Rosário.
-Luís Carlos Soares de A. Filho, AGED, Santa Luzia do Paruá.

Para realização da etapa prática na UEMA, contamos com o apoio e colaboração de:
-Prof. Dr. Helder Luís Chaves Dias, DZ, Gerente da FESL e todos os funcionários da FESL, em especial Glauton Gomes Alves.
-Luciana dos Santos Aires, Zootecnista (LAPIMEL – UEMA).
-Cláudio Lucas da Silva Marinho e Josilene Melo da Silva (Curso de Zootecnia e estagiários do LAPIMEL – UEMA).