OUTUBRO ROSA HVU-UEMA: A PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE DA MULHER E DOS ANIMAIS É TEMA DE CAMPANHA.

Com o lema “O cuidado é necessário para você e para quem você ama”. o Hospital Veterinário Universitário se une na mobilização mundial para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres, trazendo o destaque para que o cuidado se estenda aos animais de estimação, que também podem serem acometidos pela doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres. Sua ocorrência é relativamente rara antes dos 35 anos, além disso, quando diagnosticado e tratado na fase inicial, as chances de cura chegam a até 95%.

Em animais, a maior incidência da doença é em fêmeas, contudo, entre 1% e 3% dos casos são diagnosticados também em machos. Os tumores de mama têm uma tendência a aparecer em cadelas adultas, entre 4 e 12 anos de idade. Já as gatas podem desenvolver a partir de um ano de vida.

O diretor do Hospital Veterinário Universitário, Prof. José Arnodson Campelo, explica que o Hospital optou em não focar a mobilização somente em prol da causa animal, pelo contrário, levando em consideração o conceito de saúde única, que se refere a conexão entre a Saúde animal, humana e ambiental, o professor acredita que a temática deve ser discutida em suas diferentes frentes, visando o bem-estar social.

Durante a campanha, o HVU-UEMA disponibilizará conteúdos de conscientização, stands de informação aos tutores sobre a neoplasia mamária, além de vídeos de conscientização sobre o câncer em mulheres e animais.

Texto: Gleici Setúbal.