Extensão em tempos de quarentena – Núcleo de Extensão e Desenvolvimento (LABEX)

A pandemia do coronavirus trouxe uma infinidade de mudanças em todas as áreas do conhecimento humano. A academia entrou em recesso para as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, em grande parte da pesquisa e na extensão. Em funcionamento ficaram apenas as atividades administrativas essenciais, as pesquisas em andamento que não podiam ser paralisadas de nenhuma forma, e as ações de saúde necessárias para o combate da pandemia.

Trabalhar em casa (home office) tentando executar parte das atividades presenciais é uma forma que muitos professores encontraram para que as atividades dos seus grupos de pesquisa e extensão não parem em definitivo. Articulação entre diversos pesquisadores, entre professores e alunos, entre grupos de acadêmicos e técnicos de fora da academia e, no caso específico da extensão, articulação entre grupos extensionistas e populações das comunidades rurais e urbanas são alguns formatos que estão sendo privilegiados nesse período.

No LABEX – Núcleo de Extensão e Desenvolvimento, a articulação entre professores, técnicos e estudantes com os diversos parceiros tem resultado na manutenção de parte das atividades mesmo nessa condição de isolamento social. Algumas das ações desenvolvidas pela equipe se transformaram em textos que servem de referência para a continuidade das próprias atividades do Núcleo, além de alcançar os parceiros contribuindo para que entendam a pandemia e os motivos que tem levado a esse novo formato de relacionamento. Esses textos se transformaram em uma série denominada “Extensão em tempos de quarentena” que serão apresentados semanalmente no site.

Clique abaixo e leia o primeiro texto da série.

Extensão em tempos de quarentena – Texto I

Texto: Prof. Dr. Itaan de Jesus Pastor Santos.