UEMA realiza aula inaugural da primeira turma do Doutorado Profissional em Defesa Sanitária Animal.

IMG_9867A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta segunda (12/08), aula inaugural da primeira turma do curso de Doutorado Profissional em Defesa Sanitária Animal.

A demanda surgiu dos professores oriundos do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal ofertado pela Universidade, que propuseram um doutorado na mesma área. Tal proposta foi submetida ao APCN e encaminhada para análise da CAPES em 2018, sendo aprovada em dezembro do mesmo ano. Dessa forma, o curso de Mestrado foi elevado ao status de Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal, contemplando tanto o curso de Mestrado, quanto o curso de Doutorado, que inicia hoje.

“Os programas de Pós-Graduação na modalidade profissional visam capacitar profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho e, ao final do curso, esses alunos vão produzir produtos que venham solucionar questões relativas ao local de trabalho. Ou seja, é a academia ajudando na solução de problemas, nesse caso específico em relação a Defesa Sanitária Animal”, explicou a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Rita de Maria Seabra Nogueira.

De acordo com a CoordenaIMG_9862dora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal, professora Viviane Correa Silva”tivemos a grata felicidade de propor esse curso para a CAPES e ter a aprovação. É muito importante para a Universidade e, também, para os profissionais da área, que vão ter a oportunidade de se capacitar, com conhecimentos mais atuais para desenvolver suas atividades a nível de campo”.

O momento foi encerrado com a palestra, via web, “Abordagem Contemporânea da Cadeia Produtiva Animal no Brasil”, ministrada pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Alenxander Magalhães Gourlar Dornelles.

Texto e Fotos: Paula Lima