Professores da Engenharia de Pesca desenvolvem ações do projeto Mais Extensão em Água Doce do Maranhão.

Aconteceu nos dias 01 e 02 de junho mais uma etapa dos projetos de extensão coordenados pelos professores Camila Magalhães e Jadson Pinheiro, do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Maranhão. Os projetos aprovados no edital Nº 02/2018-PROEXAE/UEMA, tiveram início em setembro de 2018 e tem previsão de duração de 2 anos.

1

Figura 1: Professores Camila Magalhães e Jadson Pinheiro e as alunas Izabela e Erwelin do curso de Engenharia de Pesca/UEMA.

Na cidade de Água Doce do Maranhão, coordenado pela prof. Dra. Camila Magalhães Silva foram executadas as atividades do projeto “Desenvolvimento de ações para garantir a qualidade do pescado comercializado em feiras-livres de Água-Doce, Ma.”, com participação de pescadores e vendedores de pescado da região. Inicialmente foi ministrada uma palestra sobre alimento seguro e importância da aplicação das Boas Práticas de Manipulação para manter o alimento seguro até o consumidor e em seguida foi realizada uma visita ao mercado do peixe da cidade que atualmente está desativado.

2

Figura 2: Reunião com pescadores e comerciantes de pescado do município de Água Doce do Maranhão.

Já na região do povoado Cana Brava, às margens do rio Magú, as ações foram coordenadas pelo professor Msc. Jadson Pinheiro, responsável pelo projeto “Diagnóstico rápido participativo da pesca e aquicultura no município de Água Doce do maranhão”. Dentre os objetivos do projeto, a etapa realizada no final de semana buscou informações sobre a piscicultura no município a partir de visitas a pequenos agricultores que desenvolvem a atividade, além da realização de análises da qualidade da água nos ambientes de cultivo e orientações de manejo.

3

Figura 3: Entrevistas com piscicultores.

O grupo formado por professores do curso de Engenharia de Pesca da UEMA contou ainda com a participação das alunas Izabela Paiva e Ervelin Júlia e com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pesca, Pecuária e Meio Ambiente do município de Água Doce do Maranhão, representada pelo secretário da Pesca Thiago Coelho Aragão, pelo engenheiro agrônomo do município Pablo França e pelos técnicos agropecuários Francisco e Rodrigo, além do apoio da técnica agropecuária Jéssica vinculada ao programa Mais IDH do governo do estado, executado pela Agência Estadual de Extensão Rural e Pesquisa – AGERP em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF.

4

Figura 4: Professores e alunos da Engenharia de Pesca/UEMA, piscicultores e técnicos da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente e do Mais IDH.

A perspectiva dos professores é de retornar no mês de julho para dar continuidade às atividades com a realização de oficinas e entrevistas com os pescadores, piscicultores e comerciantes de pescado, com o intuito de possibilitar a organização da cadeia produtiva do pescado em Água Doce do Maranhão, que apresenta nas atividades boas fontes geradoras de emprego e renda para o município.