ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA PARTICIPAM DO ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES NA CIDADE DE PIÚMA/ES.

e9ab1b6a-ce37-48cc-99ed-42414cf47b41No período de 23 a 26 de maio de 2018, aconteceu o Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Pesca – ENEEP 2018. Os alunos da Universidade Estadual do Maranhão não ficaram de fora e percorreram mais de 2.600 km até a cidade de Piúma – Espírito Santo para participar do evento.

Foram 4 dias de muita vivência e troca de experiência entre os alunos dos Cursos de Engenharia de Pesca de 17 estados brasileiros. No evento, foram discutidos em grupos de trabalho assuntos ligados a vida acadêmica, o desenvolvimento e funções das representações estudantis, empresas juniores, CREAs Jr e Atléticas na Engenharia de Pesca e  o futuro da Engenharia de Pesca na atual conjuntura política. Foram abordadas ainda palestras com as temáticas: Inovação em sistemas de cultivo, cultivo de peixes e camarões em bioflocos, monitoramento de tubarões e raias, pesca e qualidade do atum brasileiro, controle de qualidade na indústria pesqueira e fortalecimento do Engenheiro de Pesca na sanidade de organismos aquáticos708e5f13-2ab3-436f-9b09-dbb998be8c4c.

Os alunos da UEMA puderam ainda apresentar 11 trabalhos técnicos científicos aprovados nas mais diversas áreas da Engenharia de Pesca. O aluno Yago Bruno apresentou o trabalho intitulado “AVALIAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA COMUNIDADE ZOOPLANCTÔNICA DO PORTO DO JACARÉ, MUNICÍPIO DE ALCÂNTARA, MARANHÃO”, sob a orientação da professora Andréa Cutrim, e levou o prêmio de 5º melhor trabalho do evento, sendo premiado com 1 ano de assinatura da revista Aquaculture Brasil.

Os professores Jadson Pinheiro e Regiane Almeida acompanharam os alunos na viagem e também aproveitaram para conhecer a estrutura de Laboratórios do Curso de Engenharia de Pesca no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, onde puderam discutir possíveis parcerias com professores da instituição.

O evento foi todo realizado pelos alunos do curso de Engenharia de Pesca do IFES com apoio da reitoria da instituição e de algumas empresas como a Atum Brasil, grande incentivadora e investidora do setor pesqueiro no país. Presidido pelo aluno Leandro Prezença, que também é o presidente do Centro Acadêmico do curso no IFES, e com a coordenação do professor Marcelo Minozzo, a comissão organizadora trabalhou duro para oferecer um grande suporte aos alunos de todo o país, disponibilizando alojamentos, campings e almoço durante os dias do evento totalmente gratuito. No último dia do evento, houve a votação para escolha da cidade que sediará o evento no ano de 2020 e, numa disputa acirrada entre os cursos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Universidade Federal de Sergipe, a pequena sergipana levou a melhor e terá um grande desafio de organizar um evento a altura do que aconteceu no Espírito Santo.

61cf4bfc-fdcb-4eb1-89f7-661d70a23de6