Laboratório de Entomologia

O Laboratório de Entomologia foi criado a partir da Ordem de Serviço n. 064/1974 da Secretaria de Agricultura do Maranhão. Em 28 de março de 1978 passou a fazer parte da Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), sendo integrado à estrutura do Curso de Agronomia. Tendo como principal objetivo estudar e identificar insetos e ácaros, que constituem-se em pragas agrícolas, bem como favorecer orientações necessárias para um controle adequado e a preservação do ambiente.

Paralelamente à criação do Laboratório de Entomologia foi criado o Museu Entomológico, que dispõe de um acervo constituído por 184 caixas entomológicas com aproximadamente 5.000 exemplares via seca e via úmida, em fase de reestruturação.

Os exemplares estão distribuídos principalmente nas ordens Coleoptera, Lepidoptera, Hemiptera, Diptera, Hymenoptera, Mantodea, Blattodea, Odonata, Orthoptera entre outras, além de uma coleção de ácaros fitófagos e predadores fixados em lâminas (Anexo 1).

As coleções entomológicas compreendem a reunião de um número considerável de organismos pertencentes à Classe Insecta, reunidos em agrupamentos de famílias encontradas em determinada região e coletados em ambientes naturais. Cada espécime coletado é devidamente montado ou conservado em líquido adequado e em ambiente apropriado para que possa durar por longo período de tempo, o que favorece futuros estudos e reconhecimento do acervo de um estado ou região dentro das áreas enfocadas em cada estudo de coleta.

É de fundamental importância a preservação dos acervos, pois nas coleções entomológicas é que são depositadas informações valiosas sobre a entomofauna da região em estudo, a diversidade e abundância dos espécimes encontrados, sua localização, plantas hospedeiras, comportamento alimentar, entre outros aspectos ecológicos vitais para uma melhor compreensão da dinâmica faunística.

EQUIPE DE TRABALHO

A equipe de trabalho do Laboratório de Entomologia conta com três Professores Doutores nas áreas de entomologia e acarologia, ministrando disciplinas em nível de graduação e pós-graduação:

Profa. Dra. Raimunda Nonata Santos de Lemos(Graduação e Pós-Graduação);

E-mail: rlemos@cca.uema.br

Prof. Dr. Evandro Ferreira das Chagas (Graduação);

E-mail: evandro@uema.br

Profa. Dra. Ester Azevedo da Silva(Graduação)

E-mail: esterazevedo@yahoo.com.br

O Laboratório não dispõe de um Técnico, cuja função tem sido suprida, principalmente pelos bolsistas BATI/FAPEMA. Dessa forma, a manutenção das coleções entomológicas continuará sendo realizada pelos professores, juntamente com o apoio de alunos em nível de graduação que realizam estágio supervisionado no Museu de Entomologia.

A recuperação, modernização e informatização do acervo das coleções entomológicas da UEMA apresenta um caráter multiusuário e multidisciplinar tendo como alvo o fortalecimento da interação entre os diversos grupos de pesquisa dos Cursos de Agronomia, Zootecnia, Biologia e Mestrado em Agroecologia, que utilizam este acervo como base do conhecimento sobre composição, distribuição e conteúdo da biodiversidade para elaboração de seus projetos de pesquisa.

LINHAS DE PESQUISA

 Biologia e Manejo de Pragas, Ecologia de insetos e de fitopatógenos em agroecossistemas; Diversidade de ácaros em ecossistemas naturais e agroecossistemas.

ESTRUTURA 

O Museu que abriga a coleção entomológica é parte integrante do Laboratório de Entomologia localizado no Prédio do Curso de Agronomia e está ligado diretamente ao Núcleo de Biotecnologia Agronômica e ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Maranhão.

O Laboratório é composto por:

– Sala de Recepção e Triagem de Material;

– Sala de Montagem e Identificação de Insetos;

– Sala de Criação de Insetos;

– Sala de Criação de Ácaros

– Museu de Entomologia

Sala de Recepção e Triagem de Material – nesse setor são recebidas as amostras vegetais danificadas por insetos pragas, ou mesmo, amostras de insetos para identificação, diagnóstico e recomendações de manejo. A maioria dos equipamentos existentes no laboratório fica nessa sala: balanças analíticas de precisão, estufas de secagem e esterilização, câmaras climatizadas para estudos de biologia de insetos, destilador e equipamentos de pequeno porte.

Sala de Montagem e Identificação de Insetos – nesse ambiente as amostras de insetos e ácaros são recebidas, separadas e preparadas (limpeza e assepsia) na sala de recepção e triagem. Em seguida são levadas para a sala de montagem e identificação, utilizando-se chaves entomológicas (COSTA et al., 2006;  CRUZ et al., 1995; BORROR et al., 1989)e coleções com espécimes já catalogadas, o que possibilita treinamento e capacitação continuada de alunos dos Cursos de Agronomia, Zootecnia, Biologia e do Curso de Mestrado em Agroecologia. 

Sala de Criação de Insetos e Ácaros – nessa sala são realizados ensaios experimentais de biologia de insetos, ensaios com pragas de grãos armazenados, e manutenção de ninhos de formigas cortadeiras Atta sexdens para estudo e bioensaios.

Museu de Entomologia – O Laboratório de Entomologia conta com acervo constituído por 184 caixas entomológicas com aproximadamente 5.000 exemplares via seca e 300 exemplares via úmida. Os espécimes são armazenados em caixas entomológicas de madeira, com tampa de vidro, empilhadas em prateleiras e os insetos via úmida são conservados em vidros com álcool a 70% e armazenados em caixas plásticas. Os exemplares estão distribuídos principalmente nas ordens Coleoptera, Hemiptera, Diptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Mantodea, Blattodea, Odonata, Orthoptera entre outras.

ATIVIDADES / SERVIÇOS PRESTADOS

Desde sua criação o Laboratório de Entomologia presta serviços à sociedade com a identificação de insetos pragas e ácaros que causam grandes prejuízos econômicos a produtores e pequenos agricultores do Estado, bem como identificação de insetos transmissores de doenças e também de insetos benéficos prestadores de serviços ambientais.

O serviço de identificação encontra apoio nas coleções entomológicas que servem de base para identificação dessas espécies, enfatizando a importância de um acervo entomológico relacionado às principais culturas produzidas no Estado. Além disso, o acervo do Museu de Entomologia tem viabilizado aulas para os alunos de graduação e pós-graduação, para alunos de escolas públicas e particulares e empréstimos para feiras de ciências e exposições agropecuárias.

As atividades de rotina do Laboratório de Entomologia consistem:

– Na identificação, diagnóstico e manejo de pragas de espécies cultivadas atendendo-se a demandas de produtores do Estado e da população em geral, que tem suas culturas instaladas em quintais ou mesmo plantas ornamentais afetadas por insetos pragas e ácaros.

– O laboratório oferece treinamento técnico/profissional em coleta, montagem e conservação de insetos visando a montagem e manutenção de caixas entomológicas que servem como material didático em instituições públicas e privadas;

– Possui um acervo no Museu de Entomologia que é utilizado como referência para o trabalho de identificação e para atividades educativas especialmente de alunos da Educação infantil (Fundamental I), alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede publica e privada;

– Realiza empréstimo de caixas entomológicas para exposição em feiras agropecuárias e eventos científicos;

– Desenvolve projetos de pesquisa que dão suporte a estágios, monografias e iniciação cientifica dos alunos dos Cursos de Agronomia, Biologia e Zootecnia;

– Dá suporte ás pesquisas referentes às dissertações dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, bem como de pós-graduandos vindos de outras IES.

ANEXO 1: Relação das Principais Ordens da Classe Insecta encontradas no Museu Entomológico, Curso de Agronomia, UEMA. 2012.

Clique aqui: QUADRO PRINCIPAIS ORDENS

borboletas

bobo

bobo

bobo

bobo

bobo

bobo

bobo

Chefe: Profa. Dra. Raimundo Nonata Santos de Lemos

Fone: (98)9 9972-9504

E-mail: rlemos@cca.uema.br