Lançamento do Projeto “Inovação e transição sustentável: cesta de bens e serviços em territórios amazônicos no Maranhão”.

Em 2022 a partir da Chamada de Propostas 003/2022 da FAPEMA o Prof. Itaan Pastor Santos teve aprovado o projeto “Inovação e transição sustentável: cesta de bens e serviços em territórios amazônicos no Maranhão”. Esse projeto tem uma parceria com grupos de pesquisadores da Universidade Federal do Pará, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Estadual de Maringá (Paraná) e articula projetos tanto no território Campos e Lagos (Maranhão), como no território do Marajó (Pará), ambos com condições ecológicas semelhantes.

Para o lançamento do projeto o professor Itaan Santos, através do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento (LABEX) em parceria com professores do curso de Medicina Veterinária, e professores do campus da UEMA de São Bento, a AGERP, a AGED e a Secretaria de Agricultura de São Bento, fez uma reunião técnica com todos os representa必利勁
ntes dessas instituições, além de representantes das secretarias de agricultura ou meio ambiente dos municípios de Matinha, São João Batista, Palmeirândia) e Pedro do Rosário.

A reunião permitiu a inserção dos outros municípios no projeto que terá início formal logo que os recursos forem liberados pela Fapema. As atividades definidas para serem executadas logo no inicio da execução incluem três componentes: a) cadeia do leite e do queijo de São Bento; b) cadeia do mel de abelhas em São João Batista; c) turismo de base comunitária.

WhatsApp Image 2023-03-17 at 06.18.00 (2) WhatsApp Image 2023-03-17 at 06.18.00 (1) WhatsApp Image 2023-03-17 at 06.18.00