Núcleo Geoambiental apresenta relatório final do Zoneamento Agropecuário do Maranhão e obtém aprovação da CEZAMA.

SONY DSC

O Núcleo Geoambiental da UEMA (NUGEO/UEMA) apresentou nesta quarta-feira (11/12), para os membros da Comissão Estadual de Zoneamento Agropecuário do Estado do Maranhão (CEZAMA), o relatório final do Zoneamento Agropecuário do Maranhão (ZAMA). A apresentação ocorreu na sede da SAGRIMA, que contou também com a presença da secretária Fabiana Vilar Rodrigues.

A realização do ZAMA é resultado da parceria entre a SAGRIMA e a UEMA, tendo execução técnica do NUGEO. O Zoneamento está voltado para o setor Agropecuário maranhense, tendo caráter dinâmico, realizado a partir de bases de dados, algumas com atualizações anuais, a exemplo das informações meteorológicas.

De acordo com o gerente do NUGEO, Jucivan Ribeiro, o Zoneamento possui caráter regional, desenvolvido a partir das 10 Regiões Homogêneas de Chuva para o Maranhão, advindas da tese do prof. Ronaldo Menezes. O caráter regional assegura maior reconhecimento dos diversos padrões de chuvas presentes em nosso estado, informações importantes para o planejamento e gestão territorial do setor agropecuário.

A aprovação do ZAMA pela CEZAMA é ponto essencial para o amadurecimento e para a continuidade das ações que venham consolidar este projeto para o Maranhão.

“A aprovação do ZAMA por todos os membros da CEZAMA mostra não apenas a qualidade dos produtos técnicos apresentados, mas revela também o resultado de um processo de aproximação e fortalecimento institucional que o Zoneamento proporcionou durante a sua elaboração. A participação das instituições é ponto essencial nessa construção”, disse o gerente.

A CEZAMA foi instituída pela Portaria No 312 de 11/12/2019 da SAGRIMA, com representação dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (SEPLAN), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SEINC), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED).

Com a aprovação do relatório final do ZAMA, o próximo passo será a entrega oficial pela UEMA para a SAGRIMA.

SONY DSC