1º Torneio DE PESCA DE PRAIA ILHA DO REGGAE

Aconteceu nos dias 13 e 14 de julho o 1º Torneio de Pesca de Praia Ilha do Reggae, organizado pelo Clube de Pesca do Maranhão – CLUPEMAR, apoiado pela Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, na praia do Araçagy.

Na oportunidade, cerca de 20 estudantes do curso de Engenharia de Pesca da UEMA, coordenados pelo professor Jadson Pinheiro, foram convidados pela CLUPEMAR para atuarem como fiscais de prova durante a realização do torneio. Os alunos ficaram responsáveis pela organização dos competidores em suas respectivas raias bem como a observância e cumprimento do regulamento do torneio, auxiliando também, na contagem dos pontos e na triagem dos peixes capturados. Todos os peixes capturados durante o torneio, foram doados para realização de pesquisas aos Laboratórios de Ictiofauna e Piscicultura Integrada e ao Laboratório de Tecnologia do Pescado, ambos ligados ao Núcleo de Engenharia de Pesca.

Sem título

Alunos e professor do curso de Engenharia de Pesca da UEMA.

Ao todo 80 competidores participaram do torneio, entre maranhenses e participantes de outros estados (Ceará, Alagoas, São Paulo, Rio Grande do Norte e Piauí) dentre estes, estiveram presentes 2 campeões brasileiros e 1 campeão mundial, elevando ainda mais o nível do torneio.

Segundo o campeão geral da prova Luciano Telles, “ o evento foi excelente, com uma equipe de fiscalização preparada e que esteve sempre disposta a auxiliar os competidores na realização do torneio, com segurança para os banhistas que estavam presentes no local”. O bom desempenho dos alunos na fiscalização do torneio rendeu até convites para atuarem como fiscais de prova em outros torneios no Maranhão e até fora do estado, como a Liga Nordeste de Pesca de Praia que acontecerá no mês de novembro na cidade de Fortaleza, Ceará. Para o professor Jadson, “ proporcionar a integração dos alunos de Engenharia de Pesca da UEMA com as práticas de pesca esportiva é de extrema importância para que se possa buscar uma visão mais abrangente de cadeias produtivas emergentes e com grande potencial de desenvolvimento no estado, possibilitando a inserção do profissional Engenheiro de Pesca no mercado de trabalho”.

Sem título

Aluno do curso de Engenharia de Pesca / UEMA atuando como Fiscal de prova.

Paralelamente, os alunos puderam desenvolver na prática conhecimentos adquiridos nas duas disciplinas coordenadas e ministradas pelo professor Jadson no curso de Engenharia de Pesca. A primeira delas, foi a identificação de peixes, tópico abordado na disciplina de Ictiologia, e a segunda delas foi a avaliação de riscos na execução da atividade de pesca esportiva, tópico abordado na disciplina de Segurança do Trabalho na Engenharia de Pesca. A presença da guarda municipal e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão foi crucial para a boa realização do evento. Com isso, ficou demonstrado a importância da participação e o engajamento dos alunos em atividades práticas extracurriculares que possibilitem um melhor aprendizado e fixação do conteúdo estudado em sala de aula.