CCA/UEMA inicia atendimentos no Castramóvel

_MG_0140A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Hospital Veterinário, deu início aos atendimentos do primeiro Centro Cirúrgico Móvel (Castramóvel) da Instituiçao, inicialmente no bairro Cidade Operária. Neste sábado (13/04), foram realizadas 70 castrações de cães e gatos machos; 30 pré-agendamentos para castração de fêmeas; além de 400 vacinas contra viroses e 300 contra raiva. A ocasião, contou também com orientações de médicos veterinários. Os atendimentos foram totalmente gratuitos.

“O intuito é controlar a população de animais abandonados. Essa é uma preocupação da Universidade. A superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública. Castração não é uma forma de mutilar o animal e sim de prevenir algumas doenças graves e evitar o abandono de filhotes, impedindo as ninhadas indesejadas, praticando, assim, a posse responsável”, explicou o Vice-Reitor da UEMA, Walter Canales”.

_MG_0097O Diretor do Hospital Veterinário da UEMA, professor Arnodson Campelo, respondeu a uma das principais dúvidas dos presentes: “respondendo a dúvidas, no caso da fêmea é necessário um pré-agendamento, porque ela precisa de um período de recuperação de 24 horas, passando por uma séries de exames, o mesmo não acontece com os machos”.

Cláudio Rocha, que levou seu gatinho, parabenizou a Universidade pela iniciativa: “Quem ganha com isso são nossos bichinhos. Excelente iniciativa”.

“Seja um tutor responsável, castre seu animal de estimação. A castração só oferece benefícios para seu melhor amigo e você contribui para a diminuição do crescimento populacional”, aconselhou Maria de Fátima, que levou seu cachorrinho para castrar.

_MG_0220“A partir dessa primeira ação nos planejaremos para as próximas, uma vez que a ideia é estender a ação para os principais bairros onde há a identificação da extrema necessidade de atendimentto desses animais, no quesito da castração e infertilização”, finalizou o professor Arnodson.

“Um brilhante acontecimento, atendendo a população de baixa renda”, realçou o Presidente da Associação Maranhense em Defesa dos Animais (AMADA), Leandro Alvin.

Na ocasião, ainda, prestigiaram a inauguração do Castramóvel, a Presidente do Procon/MA, Karen Barros; os deputados estaduais Duarte Jr e Roberto Costa; também Victor Mendes, o qual direcionou emenda parlamentar para aquisição do equipamento quando era Deputado Federal em 2018.

O Castramóvel tem sala de Tricotomia, Centro Cirúrgico com duas mesas cirúrgicas e uma maca; e sala de Pós Cirúrgico.

Por: Paula Lima

Fotos: Edson Costa