CERIMÔNIA ALUSIVA AO DIA DA AMAZÔNIA AZUL REALIZADA NO MUNICÍPIO DE RAPOSA – MA.

No último dia 14, professores do curso de Engenharia de Pesca da UEMA participaram de solenidade realizada na Câmara de vereadores da cidade de Raposa – MA em comemoração ao dia da Amazônia Azul, anualmente comemorado no dia 16 de novembro.

Na oportunidade, foi apresentado pelo Comandante Márcio Dutra, capitão dos portos da Marinha no estado do Maranhão, as definições e objetivos da Amazônia Azul, além de se discutir o projeto Maranhão Azul, uma parceria da Marinha do Brasil, Câmara e Prefeitura Municipal, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Pesca da Raposa.

pesca

Segundo o comandante Márcio Dutra, o objetivo maior desse projeto é “fortalecer a presença do Maranhão, por meio dos 25 municípios que estão voltados para o mar, no projeto Amazônia Azul, que prevê a regulamentação das atividades pesqueiras, entre outras ações que visem a quantificação do potencial de geração de postos legais de trabalho do setor”.

A senhora Lavina Lisboa, Secretária da Pesca da Raposa, declarou que “o município buscará, com apoio da prefeita Talita Laci, desenvolver mecanismos com qualificação de mão de obra, para melhor explorar os recursos naturais disponíveis na costa Maranhense”.

Os mecanismos citados pela secretária envolvem desde a recuperação de embarcações da frota pesqueira do município até a capacitação de filhos de pescadores com o objetivo de resgatar a atividade na cidade que se destaca como principal polo pesqueiro do estado. Nesse ponto, os professores Jadson Pinheiro e Kaio Lima foram convidados a compor a equipe de profissionais que está formulando a estrutura do curso técnico que permitirá o aprimoramento da atividade pesqueira com foco na busca de estoques ainda pouco explorados pela frota e por pescadores no estado.

Para o professor Jadson, “essa é uma oportunidade de parceria que possibilitará a realização de estudos voltados a novas tecnologias pesqueiras, buscando uma evolução da atividade de modo a resgatar os costumes da população que habita não somente o município da Raposa mas também todas as cidades costeiras do estado que possuem na pesca uma oportunidade de geração de emprego e renda”.

A perspectiva é que, nessa parceria, os alunos do curso de Engenharia de Pesca da UEMA também tenham a oportunidade de realizar aulas práticas em embarcações que serão preparadas para o curso técnico a ser oferecido pelo IEMA.

pesca2

Compartilhar.