ESTÁGIO VIVÊNCIA

Estágio Vivencia imagem (1)Mais uma etapa do Estágio Vivência, promovido pelo Núcleo de Extensão e Desenvolvimento – LABEX, está em execução, sendo os alunos selecionados e encaminhados aos municípios de  Matões do Norte, Cantanhede, Milagres, Viana, Vitória do Mearim, Pedreiras, Rosário, Primeira Cruz e Água Doce, no período de 18 a 20/07/2017. Os mesmos permanecerão nos municípios pelo período de 15 (quinze) dias.

Foram selecionados para participar do estágio alunos dos cursos de Agronomia, Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia de Pesca, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Geografia, Letras, Medicina Veterinária e Zootecnia, totalizando 60 alunos.

Nesse tipo de estágio os estudantes universitários convivem com comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária durante um período de tempo. Assim, pretende-se discutir a necessidade de uma profunda reorientação dos padrões de organização socioeconômica da agricultura para alcançar sua sustentabilidade, caminhando assim, para a produção de alimentos de melhor qualidade biológica, livres de agrotóxicos e produzidos de forma ambientalmente mais amigável. Essa proposta representa hoje um importante processo de reflexão e elaboração crítica dos objetivos da Universidade, numa valorização do diálogo com a sociedade, repensando as condições de intervenção sobre a realidade do campo.

Após a finalização do estágio os alunos apresentarão relatórios, contento todas as experiências do estágio. O programa conta com a parceria da UEMA, CCA, PROEXAE e de órgãos dos municípios citados.