NÚCLEO DE EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO – LABEX, RECEBE PRÊMIO EM SÃO JOÃO BATISTA – MA.

O Núcleo de Extensão e Desenvolvimento – LABEX vinculado ao Centro de Ciências Agrárias – CCA da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, recebeu no dia 28 de dezembro de 2016, o prêmio Freitas Câmara pelos serviços desenvolvidos na Baixada Maranhense, em especial no Território Rural Campos e Lagos. Esse prêmio é dado anualmente pelo Fórum de Juventude de São João Batista às personalidades e instituições que se destacam nas diversas áreas no município.

Esse ano, o LABEX foi o único órgão de fora da região da Baixada a receber o prêmio. O trabalho feito pelo Núcleo foi iniciado no Território em 2015 a partir de um projeto financiado pelo antigo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), através do CNPq. Nesse projeto o LABEX acompanha e analisa as ações provocadas pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) e todas as suas instâncias (núcleo diretivo, câmaras temáticas) sobre o desenvolvimento do território, além de analisar os impactos causados pelas políticas públicas federais e estaduais. Dentro dessas ações, por conta do viés extensão, que é o seu vínculo mais forte com o Centro de Ciências Agrárias (CCA),a relação mais forte foi feita com o Fórum de Políticas Públicas da Juventude da Baixada Maranhense. Esse Fórum é formado, no seu conjunto, por fóruns municipais em quase todos os municípios da Baixada, dentre os quais destaca-se o de São João Batista.

Desde 2015 o LABEX vem acompanhando esse Fórum e apoiando todas as suas atividades. Em 2016 elaborou o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) – com participação de mais 100 estudantes de nove cursos da UEMA – em todos os municípios do território e ajudou a por em prática o CURT FÉRIAS, gincana que movimenta o município de São João Batista durante todo o período de férias de julho, além de estar presente em todas as etapas de avaliação e planejamento. Por tudo isso, o LABEX, mesmo não sendo uma instituição eminentemente baixadeira, foi reconhecido como tendo grande importância para a Baixada Maranhense e para o município São João Batista.

Premiação - PlacaProf. Itaan Santos

Ricardo Gonçalves (Técnico do LABEX) e Prof. Itaan Santos (Gerente do Núcleo)

Texto: Prof. Dr. Itaan de Jesus Pastor Santos (Gerente  do Núcleo)