Premiação marca encerramento da V Semana de Acadêmica das Ciências Agrárias e III Workshop de Pós-Graduação

Na última sexta-feira (23), aconteceu o encerramento da V Semana Acadêmica das Ciências Agrárias e o III Workshop de Pós-Graduação, no Campus Paulo VI. O evento, que neste ano teve como tema “Inovação Tecnológica e Economia Criativa na Agropecuária”, foi promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Fizeram parte da mesa de autoridades a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, o diretor do Curso de Engenharia de Pesca, Ícaro Gomes; o diretor do Curso de Medicina Veterinária, José Gomes; a diretora do Curso de Agronomia e presidente da Comissão Organizadora do evento, Ana Maria Araújo; a presidente da Comissão Científica do evento, Erivânia Teixeira; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Ana Lislea de Souza; o palestrante Sérgio Almeida; e a estudante de Engenharia de Pesca, Francisca Chagas.

A professora Francisca Neide agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização do evento. “Estou muito orgulhosa da família das ciências agrárias porque percebemos uma melhora significativa desta edição em relação às primeiras. A cada ano, a gente acerta mais, profissionalizando a organização do evento”, ressaltou.

Após a solenidade, houve a premiação dos melhores trabalhos. Na categoria Medicina Veterinária, os premiadospremiados foram Thiago Souza, Luana Madureira, Ricardo Figueiredo, Paulo Carvalho, Dglan Dourado e Adriana Araújo, com o trabalho “Síndrome do braquicefálico em cão de raça Shih-Tzu”; de Engenharia Agronô犀利士
mica, foi premiado o trabalho “Eficiência de herbicidas no controle de ervas daninhas na cultura do feijão-caupi” dos estudantes Maria Corrêa, Givago Lopes e Rayane Moreira; da Zootecnia, venceu o “Levantamento entomofaunístico em área de capim elefante”, apresentado por Lucas Pereira, Débora Pinheiro, Geyssane Farias, Stéfane Cunha, Carlos Rego, Thaís Freire, Camila Silva e Ester Amaral; de Engenharia da Pesca, o premiado foi “Desenvolvimentos e caracterização de salgadinho tipo enriquecido com proteína desidratada do pescado”, dos alunos Amanda Oliveira, Augusto Silva, Maria Silva, Geisiane Sousa, Rosicleia Pacheco e Elaine Santos; da pós-graduação, a premiação foi para “Diagnóstico de brucelose em rebanhos bovinos na região de Imperatriz”, apresentado por Cristian Lima, Ana Simas, Anderson Reis, Reylan Alencar e Ferdinan Melo.

Participaram da Semana cerca de 350 pessoas. Dentre os trabalhos apresentados, tinham 35 da Engenharia de Pesca, 32 de Agronomia, 18 de Medicina Veterinária, 8 de Zootecnia e 18 trabalhos de pós-graduação.