LABEX APROVA MAIS DE 20 TRABALHOS NO CBEU

O maior encontro de extensão universitária do Brasil, o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), na sua 7ª edição, que ocorrerá em Ouro Preto (MG), no período de 7 a 9 de setembro, receberá uma grande delegação da UEMA, onde se destacará alunos envolvidos com os trabalhos do Laboratório de Extensão Rural (LABEX), do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Os trabalhos que tornaram possível a participação dos alunos do LABEX foram todos elaborados a partir dos resultados das atividades desenvolvidas no Estágio Vivência, projeto onde os alunos ficaram durante 15 dias imersos em várias comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária dos municípios de Pedro do Rosário, Cajari, Cachoeira Grande e Santo Amaro. Na oportunidade 25 alunos estiveram trocando experiências com as famílias moradoras desses povoados nas diversas áreas de trabalho da agricultura. Os alunos participantes dessa atividade eram dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, Geografia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Zootecnia.

Depois de elaborar relatórios relacionando as experiências desenvolvidas nesses municípios, os alunos incentivados e apoiados pelos técnicos e professores do LABEX, elaboraram artigos sob a forma de resumos que submetidos ao Congresso foram todos aprovados.

A aluna Camila Moraes explica a importância do Estágio Vivência e a participação no CBEU: “para os alunos do Curso de Medicina Veterinária o estágio vivência foi fundamental para aprofundarmos o conhecimento da realidade das comunidades rurais, entender que a produção pecuária nessas comunidades acontece de uma forma muito diferente do que aprendemos, e sendo assim, tivemos a oportunidade de repassar um pouco do nosso conhecimento de manejo alimentar e sanitário sobre as diversas criações encontradas no município. E agora, como apoio da equipe do Labex aproveitamos para transformar essa experiencia em artigos que foram aprovados no CBEU. Estou muito feliz; todos os estudantes que participaram do Estágio Vivência estão muito felizes”.

Para o Prof. Itaan Santos, coordenador do LABEX, ter tantos trabalhos aprovados no CBEU demonstra a importância que o Laboratório ganhou nos últimos anos: “é o resultado de muito trabalho de todos os professores, técnicos e estudantes do LABEX, e da parceria entre a academia, representada pelo nosso laboratório e das prefeituras, organizações sociais e todas as famílias moradoras das comunidades que receberam os nossos alunos”.

Para ter acesso a relação de trabalho aprovados, clique aqui.