INAUGURAÇÃO DO SISTEMA DE AQUAPONIA NA FAZENDA ESCOLA DE SÃO LUÍS

Nesta segunda-feira, dia 07/12/2015, foi inaugurado o Sistema de Aquaponia na Fazenda Escola de São Luís, com o objetivo de produzir peixes e hortaliças em consórcio visando assim o projeto mais renda, tendo como público alvo o agricultor familiar.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Secretaria Adjunta de Projetos Especiais e a Universidade Estadual do Maranhão.

No sistema, os peixes são alimentados e geram amônia em seus resíduos, que no sistema é transformada em alimento para as plantas. As bactérias estão presentes na cama de cultivo e no tanque de peixes. Há dois grupos de bactérias, os quais transformam a amônia em nitrito e depois em nitrato, que alimentam as plantas. As plantas recebem o nitrito, transformando-o em alimento e nutrientes. Assim, as plantas e peixes podem ser consumidos, gerando segurança alimentar, renda e saúde.

O projeto tem como equipe técnica: Raimundo Nonato Negreiros Vale e Abraão Martins Terceiro – ambos da SECID e Eduardo Ferreira Rodrigues da UEMA, além dos estagiários envolvidos: Cândido Bastos Neto, Diego Marques Soares e Jessé Alves da Silva e o apoio da Profa. Fabíola de Oliveira Aguiar da Prefeitura do Campus, do Engenheiro Agrônomo Júlio Cesar de Sousa Martins – Gerente da Fazenda Escola, da Profa. Francisca Neide Costa – Diretora do Centro de Ciências Agrárias e dos docentes Erivânia Gomes Teixeira e João José Mendes Silva.